quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Happy Mail and a review





A Vita esteve no Japão, e no outro dia fui ao correio buscar esta surpresa – um livro japonês com malas em crochet que ela me enviou. Escusado será dizer que fiquei para lá de feliz, e que esta surpresa fez a minha semana.

O livro chama-se “Simple & Natural Chic and Romantic Nostalgic Crochet Bags” . Há bastante tempo que tenho curiosidade por livros de crochet/tricot japoneses, mas regra geral ficava sempre de pé atrás porque, como seria de esperar, não percebo nada de japonês – se para mim já é difícil perceber alguns esquemas em línguas que entendo, o que fará numa que nem sequer consigo perceber os caracteres.

Ao desfolhar o livro foi fácil perceber porque é que os livros japoneses de crochet/tricot são afinal tão fáceis e tão utilizados mesmo por quem não compreende a língua. As ilustrações são muito simples e directas, exactamente como eu gosto, assim como os esquemas. É muito fácil compreender os esquemas e não há um único ponto que seja utilizado que não é explicado no início. Acredito que mesmo para quem está a começar com o crochet este livro é muito fácil de seguir e uma excelente maneira de começar a explorar as capacidades.

Agora, passando aos projectos propriamente ditos. Como já disse, estes são todos relativamente simples, mas com formas muito originais – nenhum deles é muito parecido, e são todos distintos à sua maneira. Há pelo menos 2 ou 3 que vou experimentar em breve de certeza e acima de tudo gosto da maneira como são apresentados no livro – na maioria das vezes, a simplicidade é a melhor maneira de tornar algo especial. Acho que no geral, este é daqueles livros que vai agradar muita gente pela diversidade dos projectos e pela facilidade em adaptá-los aos gostos de cada um.

Este foi o meu primeiro livro Japonês e devo dizer que fiquei rendida. Se gostam de crochet, aconselho-vos este livro. Não só pelos modelos, mas porque tem um grande conjunto de pontos explicados de maneira simples, o que o torna prático e útil não só pelos excelentes modelos que tem (o que por si só já fazia uma boa mais valia) mas também porque tem explicações muito fáceis, que depois podem aplicar a projectos vossos.

Vita was in Japan, and the other day I had the most amazing surprise on the mail – a Japanese book about crochet bags that she had sent to me. Needless to say that I was beyond happy, and that this surprise made my week (Thank you so so much Vita!)

The book is called “Simple & Natural Chic and Romantic Nostalgic Crochet Bags”. I have been curious about Japanese crochet/knitting books for a while now but usually I think I will not be able to understand them because, let’s face it, I don’t know any Japanese at all – and if for me it is sometimes difficult to understand some patterns in languages I know imagine in a language that I don’t even understand the symbols.

Just by passing some pages it was easy to understand why Japanese books are so often used outside Japan. The illustrations are really simple and direct, exactly the way I like them, as well as the patterns. Everything is very easy to comprehend and there isn’t a single stitch that you’ll need to use that isn’t carefully explained in the book. I believe that this is actually a good book for crochet starters since it is very understandable to read and great to explore some new abilities.

Now, to the projects themselves. Like I said, they are relatively easy but with very original shapes – none is very similar to the previous one, and they are all distinct in their own way. There is at least 2 – 3 projects I will definitely try very soon and above all I love the way they are presented in the book – most of the times, simplicity is the best way to make something special. I think that overall this is one of those books that will delight a lot of people for the diversity of the projects and how easy it is to adapt them to everyone’s taste.


This was my first Japanese book and I must say that I am absolutely convinced. If you like crochet, I do advice this book to you. Not only because of the models, but because there is a big quantity of stitches that you can use in your own projects.

1 comentário:

Please tell me what you think! *(: