quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Constructing the Konstruktor/ Construir a Konstruktor



The only thing I asked for Christmas was this camera. The Konstruktor camera is a DIY camera that comes in pieces and allows you to construct it by scratch. It has no electronic parts which don’t mean it will be easy to do. Actually building this camera was very difficult for me since I have no background in camera-mechanics but at the same time it was an amazing learning experience about the whole mechanisms and ways to work.

The first difficult part was about a little spring (10 mm most) that jumped and disappeared in the ground while I was assembling it. Because the spring is actually really really small and hard to deal with the amazing guys whom built the package put an extra spring that I managed to lose too. Complete chaos. Luckily the people at the lomography shop here in Lisbon are completely awesome and got a new spring for me that I managed extra-extra-carefully and I was able to finish the assembling. Despite all the hard work, it did pay up. The camera is super cute and seems functional ( I say seems because I still need to put film on it, although I have already used old film to see if it was working and everything seemed ok).

Another thing I like about this camera is that the lenses can be removed and there are several other lenses you can buy and assemble to the camera which allows you to play a little bit. These other lenses of course need to me assembled too.

In the end, I find this camera just my style – I loved the fact that I had to assemble it and even though it was hard I am very proud I was able to finish it. I’ll post some photos of my first film someday.

A única coisa que pedi para o natal foi esta câmara. A Konstruktor é uma câmara DIY que vem em peças e que nos permite construir toda a estrutura do zero. Aqui não existe nenhuma parte electrónica, o que não significa que tenha sido fácil construí-la. Na realidade para mim foi bastante difícil construir esta máquina dado que não tenho nenhum background em mecânica de câmaras fotográficas. Contudo, para mim foi fascinante montar a máquina e ficar a perceber como é que tudo isto funciona.

A primeira dificuldade que tive a montar a máquina veio sob a forma de uma mola com aproximadamente 10 mm que para mim era extremamente difícil de montar e que acabou por cair no chão e nunca mais a vi. Como as pessoas da lomografia são muito simpáticas na caixa da Konstruktor vêm já duas molas destas o problema é que sendo eu como sou também acabei por perder a segunda. Caos completo. Por sorte as meninas da embaixada lomográfica de Lisboa são mesmo fantásticas e conseguiram arranjar-me uma nova mola que eu montei com muito muito muito muito cuidado e depois disso foi fácil terminar a máquina. Mesmo com toda esta dificuldade, valeu bem a pena montar a Konstruktor. A máquina é excelente e parece-me funcional (digo parece porque ainda não lhe coloquei um rolo, embora tenha usado um rolo antigo para experimentar se o mecanismo estava a funcionar e estava tudo bem).

Uma outra coisa que gosto na Konstruktor é o facto da lente ser removível e ser possível utilizar outro tipo de lentes que se encontram à venda na embaixada (também DIY, para se montar) o que a torna muito mais versátil que a minha adorada Diana mini e me permite experimentar um bocadinho mais.

A verdade é que estou completamente apaixonada por esta câmara e acho-a mesmo o meu estilo – adoro o factor de a ter montado e apesar das dificuldades em montá-la deu-me uma excelente sensação quando terminei. Quando tiver o meu primeiro rolo revelado mostro aqui algumas fotos.




3 comentários:

  1. Que espectaculo! Acho que vou comprar uma!!! ADOREI! Nao conhecia! Obrigada pela partilha desta ideia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá AB! Fico contei que tenhas gostado e se realmente decidires comprar uma e ficares com dúvidas na montagem envia um e-mail, vou tentar ajudar no que conseguir.
      Beijinho*(:

      Eliminar
  2. Wow, that must have been both very challenging and satisfying! I have been eyeing the Instax Mini sinc eit also allows a lot of customization (though not to this degree), but it feels like a very impractical thing to carry around while traveling.

    ResponderEliminar

Please tell me what you think! *(: