terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Buy something cheaper / Compra mais barato



I got into a huge fight yesterday.

The sentence “Buy something cheaper” is messing with my nerves. First of all I believe in two things – Respect and Sustainability – cheaper things usually mean they were made with no Respect for the people who made them and not thinking about Sustainability. I am not rich or anything and if I want something good I need to save some money to have it – but once I have it, I know it will stay with me longer. I admit this did not applied for a long time – I usually jumped the minute I saw something cheap until I realized I was buying things compulsively and discarding them as fast as I was buying them – no. I am tired of discarding things so fast and I’m tired of learning about the amount of waste we made and don’t do nothing about it. So I will NOT buy something cheaper. I’ll buy something good (or use something second-handed if that stops the amount of waste produced), I’ll learn about the manufactures, I’ll learn about the process and I will definitely pay a closer look on the materials.

For me, this is culture – to be a competent buyer and not get the first thing someone rubs in your face; understanding that all the decisions we make have consequences.

Ontem tive uma discussão enorme.

A frase “Compra qualquer coisa mais barata” está a mexer-me com os nervos. Eu acredito em duas coisas – respeito e sustentabilidade – comprar alguma coisa barata normalmente significa que foi feita sem nenhum respeito por quem a fez e sem pensar em sustentabilidade. Eu não sou rica nem nada que se pareça e se quero alguma coisa boa tenho que poupar dinheiro para a ter – mas assim que a tenho, sei que me vai durar muito mais tempo. Admito que durante muito tempo não pensei assim – assim que visse alguma coisa barata comprava logo (mesmo que às vezes não fosse bem aquilo que eu queria…) e acabava logo por a deitar fora tão rápido como a comprava (vamos ser sinceros, coisas mal feitas não são duráveis…). Não. Estou cansada de desfazer-me de coisas tão rápido e de passar a vida a ler sobre os problemas causados pelo excesso de lixo e continuar a produzi-lo de uma forma tão cínica. Portanto, eu NÃO vou comprar mais barato. Em vez disso vou comprar algo bom, vou olhar para os fabricantes, vou aprender como é que as coisas são feitas e definitivamente vou olhar para os materiais e como é que estes estão a ser utilizados.


Para mim isto é cultura – ser suficientemente competente para não comprar a primeira coisa que me esfregam na cara e perceber que as decisões que tomamos acarretam consequências.


1 comentário:

  1. Grande Sara! :)
    Completamente e absolutamente de acordo.
    Além do não comprar barato também é importante comprar o que é bom e de qualidade pelo preço justo.

    ResponderEliminar

Please tell me what you think! *(: