quarta-feira, 7 de maio de 2014

Moirais de Mértola: Paisagens Humanas do Baixo Guadiana







I have not finished this book and it is already one of my favorite ever;

This book documents the life of shepherds, weavers, and everything connected to the wool cycle in the region of Mértola. It has testimonies of different people and historic facts about the culture around sheep that I hadn’t the slightest idea.

Around the book there is a weaved band made in the Weaving Atelier I have talked here. Although this is a book that has nothing to do with the things that made me interested in wool in the first place (crochet and knitting) the cultural richness of it makes me proud for the people whom collected all of these stories and had the idea to construct such an amazing record that really made me grew more and more aware of wool and its value.

Another great thing about this book is that is written in three different languages: Portuguese, Spanish and yes, English so everyone can read it. One of the things that makes this one of my favorite books is the lines that talk about the transhumance. The hard conditions and the importance of the transhumance route in older days truly give you something to think.

To have this book you can contact the ADPM association or you can also buy it in the Mértola’s Weaving Atelier.

Ainda não terminei este livro e já sei que é um dos meus favoritos de sempre.

O livro documenta a vida de pastores, tecedeiras e todas as etapas relacionadas com o ciclo da lã na região de Mértola. Aqui também estão descritos testemunhos de diferentes pessoas ligadas a esta actividade e factos históricos sobre a cultura em torno dos ovinos dos quais não fazia a menor ideia.

Em volta do livro existe uma banda tecida na Oficina de Tecelagem que já falei aqui. Apesar deste livro não ter nada a ver com as coisas que me fizeram interessar pela lã em primeiro lugar (tricot e crochet) a riqueza cultural que em si contém faz-me sentir orgulhosa pelas pessoas que se deram ao trabalho de recolher todos estes testemunhos e tiveram a brilhante ideia de construir um livro documental tão completo e que já me tornou ainda mais consciente para o valor da lã.

Uma outra coisa fantástica sobre este livro é o facto de estar escrito três línguas: português, espanhol e sim, também está escrito em inglês o que o torna legível para muita gente. As páginas que relatam a Transumância e toda a sua importância são uma das coisas que fazem deste um dos meus livros favoritos; as condições difíceis e a importância da rota da Transumância em tempos passados dá muito que pensar.

Para adquirirem este livro podem contactar com a ADPM ou podem também adquiri-lo na Oficina de Tecelagem de Mértola.



3 comentários:

  1. Pronto, já nao tenho desculpa. Quando voltar em julho, tenho de ir a Mértola.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que fazes muito bem, é uma excelente viagem e muito elucidativa! Acho que vais adorar!

      Eliminar
  2. Wow! The pictures are so nice!! It's good to learn about where the things we use come from. The man's scissors looks really big and scary though!

    ResponderEliminar

Please tell me what you think! *(: