segunda-feira, 12 de maio de 2014

“O linho é um sonho”/” Linen is a dream”



A semana passada fiz a minha lista de filmes a ir ver ao Panorama e este estava definitivamente no topo. O documentário “O linho é um sonho” realizado por Catarina Alves Costa retracta todas as etapas do ciclo do linho processado manualmente o que, acreditem, envolve muitas mais etapas do que imaginava.
Com o que tenho vindo a pesquisar cada vez mais chego à conclusão que não conseguimos dar o devido valor às coisas até percebermos realmente toda a carga laboral e cultural que está por detrás do produto final.

Amanhã há mais um a não perder: “A seda é um mistério”.

Em modo de nota pessoal, ficaram uma série de perguntas na minha cabeça em relação ao processo. Uma coisa de cada vez. Outra nota: achava eu "difícil" fiar lã. O linho deve ser bem pior.

Last week I made a list of the films I had to see in Panorama festival and this was definitely on top of the list. The documentary “Linen is a dream” directed by Catarina Alves Costa documents all the steps in the manual linen manufacture which, believe me, has more steps than I imagined.

Looking at all the things I have been searching I’ve come to the conclusion that we cannot give proper value to things unless we know how much labor and cultural worth there is behind them.
Tomorrow there is one more movie I will not miss: “Silk is a mystery”.

In a more personal note, I ended up with a series of questions in my head about the hole process. Oh well. Each thing in its due time. Another note: And to think I find spinning wool "hard". Linen must be much worse.



2 comentários:

  1. Tenho de experimentar a fiar linho... já fiei algodão e é bem mais difícil que lã. Até que apanhasse o jeito, demorou bastante.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A sério? Pensava que o algodão seria mais fácil. O linho parecia-me dificílimo. Entretanto vi o documentário da seda e a facilidade nem tem comparação (os fios praticamente formam-se sozinhos só é preciso fazer a meada)se bem que me parece difícil ter uma boa quantidade de seda para trabalhar. Agora deixaste-me curiosa com o algodão ;) beijinhos!

      Eliminar

Please tell me what you think! *(: