domingo, 6 de julho de 2014

Linho/ Linen




Na semana passada na minha visita à FIA encontrei uma senhora extremamente simpática e que teve uma paciência enorme comigo: abordei-a porque a vi a fiar o linho numa roda da Louet e a partir daí foi uma longa conversa sobre o linho e claro está, sobre o seu processamento manual. Perguntei-lhe se ainda usava uma série de processos que tinha visto e ela disse-me que não, que hoje em dia mesmo em modo manual o processo está mais simples.

Comprei-lhe este novelo de linho, que vinha acompanhado por um folheto que explicava muito resumidamente todo o processo de uma forma muito simpática. Estou curiosa porque nunca fiz tricot com um fio 100 % linho, quanto mais fiado manualmente. Sei que tem um toque mais áspero e que vou ter que ter alguns cuidados mas fora isso já tenho um colete na cabeça à espera de ser começado.

Last week on my visit to FIA I found the most adorable lady whom an enormous patience with me: I first talked to her because I saw her spinning linen in a spinning wheel from Louet and from there forth it came a long talk about linen and, of course, its processing. I asked if she still used a series of processes that I’ve saw and she said no, that nowadays the manual process can be simpler.

I bought her this linen ball that came with the nicest paper explaining the whole linen process. I am very curious because I have never knitted with 100% linen, even more hand-spinned. I know that linen has a more harsh touch and that I’ll have to be careful while I knit it but in my head I already have a vest I want to make using this linen.




2 comentários:

  1. Gostava de ter ido! O fio é lindo. Eu também tenho um casaco em linho que anda parado, mas é para acabar este Verão. É linho antigo, encontrado num sotão.
    A senhora por acaso não deixou o contacto para quem quiser encomendar um novelo...? =)

    ResponderEliminar
  2. Wow, I never knew you can use linen for knitting/crocheting! I'm interested in seeing the result!

    ResponderEliminar

Please tell me what you think! *(: