domingo, 14 de junho de 2015

Piña – tecido de ananás / Piña – Fabric from pinapple






Talvez para a maioria das pessoas isto não seja assim tão fascinante, mas para mim foi das melhores descobertas dos últimos tempos.

Piña, é um tecido extremamente fino feito a partir das folhas do ananás. Todo o processo é para mim relativamente surreal – certo que a folha é fibrosa e que tendencialmente materiais fibrosos permitem o fabrico de fibra têxtil mas mesmo assim gostava de ter conhecido a primeira pessoa que se lembrou de fazer isto.

Hoje em dia os tecidos feitos a partir desta fibra são caríssimos [como devem ser] e apesar de não ter conseguido tocar em nenhum fiquei maravilhada com o que vi no museu de antropologia de Madrid (nas imagens).


Se tiverem interesse em saber mais aconselho este e este vídeo mais este site. A wikipedia também tem qualquer coisa.


Maybe for most people this is not that fascinating but for me it was one of the best discoveries lately.

Piña is an extremely thin fabric made from pineapple leaves. All the process is for me somewhat surreal – I know that most of fibrous leaves can produce fabric fibers however I would still like to meet the first person whom come out with this.

Today these fabrics are quite expensive (has they should be) and although I could not touch any of them I was amazed with the ones I saw in the anthropology museum (in the images).

If you’re interested about this I advise you to see this and this videos and this website. Wikipedia has something in this too.




Sem comentários:

Enviar um comentário

Please tell me what you think! *(: