sexta-feira, 31 de julho de 2015

Sobre o sapateiro / About the shoemaker





Nunca o disse aqui, mas o meu bisavô foi sapateiro e por isso mesmo a profissão fascina-me.

O padrinho da minha mãe, também é sapateiro. E há umas semanas, depois de uma longa conversa ao telefone, chegaram-me às mãos umas sandálias pequeninas “para eu ver como se faz”. Chegaram também pedacinhos de couro e outras coisas que para mim valem tudo.

Nas fotos, umas sandálias que já foram da minha irmã e agora são minhas [com mais de 10 anos], feitas pelo mestre Ameixinha. As minhas, essas usei-as até à exaustão. A partir do minuto 28, duas entrevistas muito boas ao mestre Ameixinha se quiserem ficara a saber um bocadinho mais sobre quem ele é e o que faz (na reportagem de 2001 aparecem umas sandálias muito parecidas com as que eu tive).

Como me disse um outro sapateiro há muito pouco tempo, estas coisas não se aprendem com livros, aprendem-se a ver fazer e a reproduzir. E eu desta ainda não desisti de aprender.



I have never said this here but my great grandfather was a shoemaker and somehow I think this is why this craft fascinates me.

My mother’s godfather is also a shoemaker. And some weeks ago after a long conversation in the cellphone I got some small sandals “for me to understand how they were made” and also some pieces of leather and some other things that are worth everything.

In the photos, the sandals made by him (mestre Ameixinha) that were once my sister’s but now are mine [they have more than 10 years]. From minute 28 of this video,two interviews to him that are actually quite good if you want to know somemore about his work (in the interview of 2001 you can see some sandals very similar to the ones I got).

Like another shoemaker once told me not so long ago, these things can’t be learned in books, one can learn them by watching and reproducing the work. And this craft I haven’t quite given up on learning.


Also, another great video to watch.



1 comentário:

  1. Exatamente!
    A gente aprende fazendo...
    Lindas sandálias e duradouras como não se faz nas fábricas!
    Beijos

    ResponderEliminar

Please tell me what you think! *(: