segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Torre da Roca / Tower of the distaff





“Torres de Roca

Trata-se da parte superior da roca que serve, no processo da fiação, para produzir o movimento de torção das fibras tornando-as resistentes e fazendo com que se apertem umas contra as outras. O conjunto deste sítio é numeroso – doze objectos que mostram afinidades formais e decorativas com outros encontrados tanto na cidade de Silves como noutros sítios coevos do Gharb al-Andalus”

Gonçalves, Maria José; Pereira, Vera; Pires, Alexandra “Ossos trabalhados de um arrabalde islâmico de Silves: aspectos funcionais”; XELB  8 Actas do 5º Encontro de Arqueologia do Algarve, pp. 187 a 214.




Não deixa de ser interessante que volta e meia encontre algo que nunca vi nem ouvi falar. Neste caso a torre de roca em osso, é uma peça em si fantástica.

Estas encontravam-se no museu arqueológico de Silves assim como uma série de outros objectos relacionados com a fiação e a tecelagem. A peça em si é de dimensões reduzida e tenho alguma dificuldade em perceber concretamente como funcionaria.



It is always interesting to find every now and then something I’ve never heard of. In this case it is tower of the distaff made in bone which is in itself an amazing piece.


You can find these ones in the archeologic museum of Silves as well as a series of other objects related to spinning and weaving. The piece itself is quite small and I’m having difficulties picturing the way it worked.




Sem comentários:

Enviar um comentário

Please tell me what you think! *(: