quarta-feira, 3 de agosto de 2016




Se já começo a ter um fio relativamente contínuo, as torções são outra história completamente diferente. O tipo de torção que mais gosto acaba por ser demasiada e lá vai o fio por aí adiante, a fazer caracóis por todos os lados. Lavar a lã e bater numa parede é opção e facilita, mas não mitiga completamente o problema.



Entretanto começo a perceber um bocadinho mais da roda e da sua manutenção: já consigo mudar o fio que liga a roda à bobine e já percebi como fazer com que ele fique bem tracionado, sem estar demasiado apertado ou laço. Também já percebi que apertando ou alargando a tração das molas o tipo de movimento que tenho é completamente diferente. Faz-me lembrar as aulas de guitarra e a questão da afinação – há “apertos” que funcionam melhor para fiar, outros para torcer. Por agora experimenta-se muito – como já me disseram há algum tempo, mas para outra situação “vai ter que estragar muito material até conseguir fazer isto bem!”






2 comentários:

  1. Olá Sara.
    Gostava de te conseguir ajudar, mas se realmente gostas de fios com torção a mais não há muito a fazer, mas depois vais ver os problemas quando fores tricotar o teu fio. Os fios com torção a mais não só são mais duros, mas também enviesam.
    O fio com a torção ideal é aquele que iguala o número de torções por polegada (twist per inch, desculpa não sei termos técnicos de fiação em português) que se veêm quando fazes o plyback (deixar encaracolar o fio retirado da bobine) logo logo após fiar o fio singelo. Estuda um bocadinho o "how to obtain a balanced yarn" para ver imagens de como fazer isso. Se quiseres ver os meus fios, eu costumo pô-los no ravelry (iribeiro), no instagram (isaribeiro1) ou no meu blog (umacrafterportuguesacomcerteza.wordpress.com).

    ResponderEliminar
  2. Olá Isa,

    Obrigado pela dica :) os últimos resultados têm sido melhorzinhos e já estou a chegar à torção que quero. Vou pesquisar mais como sugeriste e vou ficando atenta ao teu blog.

    Obrigado,
    Sara

    ResponderEliminar

Please tell me what you think! *(: