sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017


Depois de muito tempo a trabalhar com lã limpa e trabalhada por mim ou por pessoas que me dizem muito fiz “batota” e comprei mechas processadas industrialmente de lã para fiar. O resultado e o modo de trabalhar é bastante diferente. Pela primeira vez consegui fazer um fio homogéneo e uma torção que para mim funciona. Não estou a dizer que não vou voltar a limpar lã, mas sem as ferramentas certas não me parece que seja viável.

As meias são as maiores peças que tricotei com lã fiada por mim. Da mesma mecha saíram umas luvas sem dedos, muito simples para oferecer. As meias são para o Miguel, que me roubou as de Arga e que agora não tem desculpa que só tem um par de meias mesmo quentes.






2 comentários:

  1. Lindas meias!! São realmente um trabalho fantástico!! Eu segui o caminho inverso ao teu, aprendi primeiro a fiar lã preparada comercialmente e só depois lã preparada por mim. Não acho impossível conseguir uma boa preparação tendo um fio uniforme, mas uma boa tosquia e cuidado com a lã antes de lavar e fiar é essencial! Os pequenos borbotos que resultam dos segundos cortes e a matéria vegetal fazem-me enlouquecer e reduzem a qualidade do fio no final. Confesso que não sou muito experiente a cardar, mas na minha pequena experiência prefiro pentear a lã a cardá-la - o resultado é muito mais uniforme e livre de borbotos e matéria vegetal. De outra forma só um cuidado extremo e minucioso ao fiar, removendo todos os "altos", adicionando mais lã aos "baixos" para conseguir um fio perto de ficar uniforme.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia Isa,

      Pois... Aqui é uma questão de compromisso não achas? Pelo menos para mim: ou tenho tempo e faço tudo o que quero ou então defino prioridades - neste momento não tenho capacidade de tratar a lã por isso acho que nos próximos tempos vai ser mesmo lã já preparada para fiar - até porque ando com ideias de experimentar misturar cores e para primeira vez acho que é mais fácil com mechas já tingidas!

      Obrigado!
      Sara

      Eliminar

Please tell me what you think! *(: